X

EVENTOS GRAPHIUM

Evento realizado

ExpoPrint 2018

24 de março

Proximo Evento

Cerimônia do 10º Prêmio JCC

14 de setembro 2018

Vídeo JCC

EVENTOS

Empresários criam Associação Nacional para apoiar as indústrias gráficas e da comunicação

ANDIGRAF quer ajudar os empresários gráficos a crescer e explorar as melhores oportunidades

Empresários gráficos de vários estados realizaram, no dia 22 de março último, em São Paulo, a cerimônia de fundação da mais nova entidade do setor gráfico brasileiro: a ANDIGRAF - Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação. A criação da entidade foi uma iniciativa dos dirigentes de catorze sindicatos da Indústria Gráfica do Norte e Nordeste, que há mais de um ano debatiam sobre meios de atender às crescentes e novas demandas da indústria gráfica e da comunicação visual, com foco nas empresas de micro e pequeno portes, atingidas em cheio pela crise econômica e pelo avanço tecnológico. A nova entidade, que já está presente em quinze estados, tem perspectivas de chegar ao final deste ano com representantes em todos os 26 estados e uma sede física em Brasília. “O nosso esforço inicial tem sido pela interação entre os empresários dos vários estados com fornecedores e consultores do setor, além da criação de várias frentes em defesa dos nossos interesses, realização de capacitações e treinamentos em gestão, informatização das empresas e apoio jurídico e fiscal, visando fortalecer as micro e pequenas indústrias gráficas e da comunicação”, informa Roberto Moreira, presidente da ANDIGRAF e do SINDIGRAF-MA. Segundo ele, já na primeira semana a entidade filiou centenas de empresas, nos vários estados. “A excelente receptividade reflete o quanto a indústria gráfica brasileira necessita de assistência e apoio. Apesar de todo o esforço dos Sindicatos, eles não têm condições financeiras e técnicas de atender às demandas mais urgentes dos seus associados”, disse o presidente, acrescentando que, neste primeiro ano, todas as empresas associadas estão isentas do pagamento das taxas associativas. Para participar da ANDIGRAF os empresários precisam apenas acessar o site www.andigraf.com.br. Lá ele terá acesso aos objetivos e metas da Associação, além da ficha de filiação que, após preenchida, será enviada para o e-mail contato@andigraf.com.br. Feito isso, automaticamente o pedido de filiação será implantado no sistema e o novo associado já será inserido em um dos grupos de WhatsApp, onde terá contato direto com toda a diretoria e com outros empresários dos diversos estados, consultores técnicos e fornecedores de produtos gráficos.
Para saber mais: www.andigraf.com.br Roberto Moreira: 98 98836-7719

EXPOPRINT 2018

Foram quatro dias pensando e vivenciando as possibilidades de impressões. O que não foi diferente no agitado estande da ANDIGRAF, que contou com a participação de empresários do setor e patrocinadores de grandes marcas nacionais e multinacionais. A GRAPHIUM e a ANDIGRAF agradecem a presença de todos. Principalmente o apoio daqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, para o sucesso desse evento.

SINDGRAF participa da EXPOACRE 2017

O Sindicato foi um dos expositores do maior evento de negócios do Estado do Acre.

Durante os dias 22 a 30 de julho, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Acre - SINDGRAF promoveu o setor gráfico no maior evento de negócios do Estado do Acre, a ExpoAcre 2017.
O evento contou com o apoio do Governo do Estado do Acre, Federação das Indústrias do Estado do Acre - FIEAC e com a presença de diversos presidentes de sindicatos de indústria do Estado.
Atualmente o SINDGRAF-AC conta com 22 empresas filiadas, e vem atuando fortemente na representação dos interesses coletivos da indústria gráfica no estado, setor que vem criando cada vez mais postos de empregos e apresentando constante evolução.
No espaço do SINDGRAF, na Expoacre 2017, foram apresentados equipamentos que mostram os avanços tecnológicos e produtivos do setor, com a parceria da empresa DIGICÓPIAS.
Nesta edição da Expoacre 2017, o fortalecimento do associativismo patronal foi o destaque, pois, fruto de um projeto da Confederação Nacional das Industrias - CNI e da FIEAC, todos os Sindicatos patronais industriais uniram-se em um condomínio, para atuar de forma compartilhada nos seus processos de gestão, trazendo uma maior capacidade para a atuação no foco da defesa de interesse de cada setor, estando o SINDGRAF ocupando o cargo de tesouraria.
De acordo com o presidente José Afonso Boaventura de Souza, como o principal desafio está em estimular, incentivar e capacitar os empresários de nosso setor para investir e acompanhar as novas tecnologias, o estande do SINDGRAF procurou demonstrar exatamente este modelo para os empresários.

Planejamento estratégico define os rumos e propriedades

A Diretoria do SINDUSGRAF realizou no dia 2 de agosto reunião do Planejamento Estratégico (PE) com horizonte 2017 - 2018. A ação, que se realiza desde o ano de 2015, tem o apoio da CNI - Confederação Nacional da Indústria e da FIEPE - Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.
De acordo com o presidente do Sindicato, Eduardo Carneiro Mota, o objetivo do PE “é planejar as ações de modo a se antecipar aos fatos e dar passos seguros a cada etapa. Estamos agora atualizando o Planejamento construído no ano passado e que tem sido muito útil para o setor construir cenários e elaborar estratégias. Foi através do PE, por exemplo, que decidimos nos antecipar à queda nas contribuições sindicais e reduzir as despesas do Sindicato, com cerca de um ano de antecedência. Sem essa iniciativa a própria sobrevivência da entidade estaria em risco”.
O Planejamento Estratégico 2017/18 está sendo conduzido pelo consultor Alberto Oliveira, instrutor credenciado pela CNI e que, no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) da Confederação conduziu o planejamento estratégico de mais de 150 sindicatos empresariais em todo o Brasil. “Aumentar a representatividade da base é fundamental para que um sindicato empresarial possa cumprir a sua missão de representar e defender os interesses do setor.
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que identifica os principais desafios que ele deve enfrentar para que isto aconteça”, disse Alberto.
Nesta primeira etapa, foram debatidos aspectos da identidade organizacional (negócio, missão, visão, crenças e valores), a matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e o mapa estratégico - objetivos e indicadores estratégicos do SINDUSGRAF.
Alguns desafios foram identificados e definidos os próximos passos, a partir da elaboração do plano de ação, que irá detalhar as etapas, prazos e responsáveis para que os objetivos estratégicos sejam cumpridos.

3º intercâmbio de Lideranças da Indústria Gráfica

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte, Vinícius Costa Lima, participou, no dia 28 de junho, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, do 3º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Gráfica, juntamente com representantes dos sindicatos das indústrias gráficas de 19 estados.
O Intercâmbio objetiva estimular a reflexão sobre o papel dos sindicatos e promover o compartilhamento de informações de interesse do setor e de experiências de gestão sindical, visando o fortalecimento do setor, da Rede Sindical e do Sistema de Representação da Indústria.